8 de fevereiro - Santa Bakhita


Ficou conhecida carinhosamente como “irmã morena”. Nasceu no Sudão em 1869 e foi vendida como escrava quando era ainda criança. O nome Bakhita, que significa “afortunada”, não foi dado a ela por seus pais, mas por um comprador de escravos, pois a dor, o sofrimento e as torturas foram tão forte que fizeram a Santa esquecer seu próprio nome.

Um dia, foi vendida a um cônsul italiano que a deu de presente a uma família amiga. A família logo se afeiçoou a Bakhita e a designou para ser babá de sua filha recém nascida. O tempo passou e a amizade entre Bakhita e a família que a acolheu só aumentava, fazendo-os trata-la como filha.

Certa vez, a família com a qual Bakhita vivia teve que ir para a África cuidar dos negócios, mas deixou a Santa e a criança em Veneza aos cuidados das irmãs da congregação de Santa Madalena de Canossa.

Foi nessa época que Bakhita conheceu o evangelho e se apaixonou pelo Espírito Santo. Pediu o batismo com 21 anos e recebeu o nome de Josefina em homenagem a São José. Quando sua família retornou à Italia, Josefina pediu permissão para ficar no convento, pois se sentia chamada para a vida religiosa. A família permitiu e ela passou a trilhar seu caminho vocacional, professando os votos em 1896, com 27 anos.

Vivia sempre sorrindo, dedicou sua vida a cuidar dos necessitados e fazer com que Cristo fosse conhecido por todas as pessoas. Na congregação fazia tudo o que podia e solicitavam. Cuidou do guarda roupa, da cozinha, dos bordados, da portaria. Dava conselhos aos fiéis que a procuravam e às próprias irmãs dizendo: "Sede boas, amem a Deus, rezai por aqueles que não O conhecem. Se soubésseis que grande graça é conhecer a Deus!".


Entregou sua alma a Deus, a quem carinhosamente chamava de “meu patrão”, em 8 de fevereiro de 1947 e suas últimas palavras foram “Nossa Senhora”. Em 1992, ela foi beatificada por João Paulo II e em 2000, canonizada também por ele. Seu túmulo encontra-se na igreja do convento canossiano de Schio, onde passou toda a sua vida religiosa.

Oração
“Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós. Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social. Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência. Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (pedido). Amém.”



Santa Bakhita, rogai por nós!

5 de fevereiro - Santa Agueda


Virgem e mártir, Agueda nasceu no século III em uma família rica da cidade de Catânia na Sicília, Itália. Ainda muito jovem, ouviu o chamado de Deus para servi-lo e consagrou sua virgindade ao Senhor.

Era tempo do imperador Trajanus Décius que perseguia e matava os cristãos. Certo dia, um jovem nobre da cidade chamado Quinciano, apaixonou-se pela beleza e distinção de Agueda, fez o pedido de casamento mas foi rejeitado. Odiando a recusa de Agueda, Quinciano denunciou a jovem santa às autoridades que a prenderam e torturaram acusando-a de prática de bruxaria e participação em seitas proibidas.

Santa Agueda foi então submetida a vários tipos de tortura com ferro e fogo, foi esticada na roda e açoitada. Como nada disso faziam com que ela renunciasse a Jesus Cristo, mandaram então arrancar-lhe os seios e jogá-la no calabouço para que morresse de hemorragia ou infecção. Sozinha na prisão, teve uma visão de São Pedro com um anjo que curou suas feridas com óleos.  Vendo que ela estava curada, Quinciano mandou amará-la e arrastá-la sobre brasas e vidros.

Desejando ardentemente que Deus a levasse para junto dele, Santa Águeda rezava dizendo: "Meu Senhor Jesus Cristo, Vós sois o meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me sua" . Então, o vulcão Etna entrou em erupção e causou um grande terremoto. Assim , Agueda foi para os braços de seu amado, seu esposo no dia 5 de fevereiro 251, soterrada pelos escombros causados pelo terremoto.

É invocada como protetora contra doenças nos seios, erupções e terremotos. Suas relíquias, cabeça, busto, mãos, braços, pés, pernas, as mamas e o Santo Véu, estão guardadas na catedral de Santa Agueda na Catânia onde foi sepultada.

Peçamos a Santa Agueda que nos auxilie na caminhada árdua rumo ao nosso amado Jesus Cristo.

"Concedei-nos, Senhor, o amor constante ao vosso santo nome e a graça da perseverança nas coisas do alto durante toda a nossa vida, mesmo diante das perseguições, calúnias, torturas e sofrimentos. E pela intercessão de Santa Águeda, dai-nos, Senhor onipotente, a graça que humildemente vos pedimos, (pedido), por Cristo Nosso Senhor, amém.
Santa Águeda, rogai por nós."



3 de fevereiro - São Brás


O santo de hoje nasceu em Sebaste, na Armênia, no ano de 264. Tornou-se médico mas logo sentiu que sua profissão não o completava por inteiro, sentindo a necessidade de servir à Deus de forma direta. Assim, resolveu viver como eremita, em constante oração e solidão.

Sua fama de santidade se espalhou e mais tarde, quando o bispo de sua cidade faleceu, a população foi ao seu encontro pedindo para que ele se tornasse padre para conduzir o povo de Deus que estava sem pastor. Ele ouviu o clamor do povo e aceitou a vontade de Deus. Se ordenou sacerdote e mais tarde foi eleito bispo de Sebaste.

Na época, os cristãos eram severamente perseguidos e martirizados. Com São Brás não foi diferente. Foi preso e torturado para que renunciasse a fé em Jesus Cristo, mas nunca traiu seu mestre apesar dos graves ferimentos que sofria.

Conta-se que quando estava ainda preso, uma mulher procurou São Brás extremamente aflita pois seu filho estava engasgado com uma espinha de peixe. O santo rezou a Deus, fez o sinal da cruz na garganta da criança que ficou curada. A partir daí ficou conhecido como protetor contra os males da garganta.

Sofreu martírio sendo degolado no ano de 316. Suas relíquias encontram-se na Basílica que recebeu o nome do santo em Maratea, Itália.

Oremos pedindo a intercessão de São Brás para a cura do nosso corpo e o auxílio para nossa alma

'Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Amém.'

São Brás, rogai por nós!


1º de fevereiro - Santa Veridiana




Santa Veridiana nasceu no ano de 1182 em uma família nobre de Florença, Itália. Trabalhou com seu tio nos negócios da família mas logo percebeu que o que gostava mesmo de fazer era praticar a caridade.

Os milagres divinos sempre estiveram presente na vida da Santa. Conta-se que certo dia, seu tio vendeu um grande lote de mantimentos a um preço muito elevado devido a falta de alimentos da região. Quando o comprador chegou para buscar a mercadoria, o celeiro estava vazio, pois Veridiana havia dado tudo aos pobres. O tio de Veridiana ficou furioso com ela mas não contava com a intercessão da Santa que rogou a Deus e o celeiro apareceu cheio milagrosamente no dia seguinte.

Contemporânea de São Francisco de Assis, Santa Veridiana era uma mulher de oração, contemplação e penitência. Segundo a tradição o próprio São Francisco visitou-a em 1221 admitindo-a na Ordem Terceira.

Para conservar tanto seu desejo de permanecer em oração e penitência, quanto dos seus conterrâneos de permanecer perto da Santa, a população de sua cidade construiu para ela uma cela, perto do oratório de santo Antônio, onde a santa ficou por 34 anos. Por uma janelinha assistia à missa, falava com as visitas e recebia seu alimento diário: somente pão e água.

Conta-se que todos os sinos da sua cidade começaram a tocar sozinhos anunciando sua morte no dia 1º de fevereiro de 1242. É considerada padroeira das presidiárias pois encontrou em sua pequena cela o amor, a felicidade e a misericórdia de Deus.

Como Santa Veriana, peçamos a Deus para nos conceder a graça de amá-lo e servi-lo na caridade e na oração.


“Santa Veridiana, pedimos por vossa intercessão, que Deus nos dê a graça de sermos humildes e praticarmos com ardor, verdadeiros atos de caridade, engrandecendo o coração de Deus, e ajudando o próximo. Amém! Santa Veridiana rogai por nós!”