06 de Janeiro - Santa Rafaela Maria




Nascida em Córdova, Espanha, em 1850, Rafaela dedicou-se à adoração a Deus por meio da Sagrada Comunhão.Ela e sua irmã fundaram a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus dedicada à adoração ao Santíssimo Sacramento e aos cuidados com as crianças.

Na fundação da congregação, foi madre superiora e sua irmã a ecônoma geral. Em 1893, a irmã de Santa Rafaela convenceu as demais irmãs da congregação de que sua irmã, por não ser boa com a economia do convento, não deveria mais comandá-lo. Diante dessa cituação, Rafaela Maria renunciou ao cargo de madre superiora, deixando que sua irmã ocupasse seu lugar por 10 anos.

Passaram-se 22 anos até que, em 1925, Rafaela Maria deixou a morada terrena para juntar-se a Deus em sua morada celeste. Durante esses 22 anos, Rafaela viveu na humildade, fazendo os serviços que davam a ela sempre com muito amor e obdediência na graça de Deus e foi uma verdadeira adoradora diante do Santíssimo Sacramento.

Após seu falecimento, não demorou muito, as irmãs descobriram toda a trama da irmã de Rafaela, que não foi reconhecida como santa.
Outros santos lembrados neste dia:

João de Ribeira (bispo)
Belquior, Gaspar e Baltasar (os três reis magos)
Melânio (bispo)
Nilamão (confessor)
Anastácio (mártir)
Anatólio (mártir)
Licéria (virgem)

Santa Rafaela Maria, rogai por nós!