4 de Janeiro - Santa Ângela Foligno




Ângela nasceu na Itália, no ano de 1248, em Foligno, próximo a Roma, em uma família rica mas que não buscava conhecer a Deus. Casou-se com um nobre rico e teve vários filhos, vivia para festas e prazeres mundanos, vestia-se com roupas curtas e transparentes, nem um pouco modestas.

Por volta dos 40 anos de idade, Ângela perdeu seus pais, seu marido e todos os seus filhos em um curto espaço de tempo. Aos poucos a misericórdia de Deus foi entrando em seu coração e ela buscou em Nossa Senhora o sustento para sua vida de sofrimento, buscou o sacramento da reconciliação e iniciou seu processo de conversão.

Possuía dons místicos que começaram a se manifestar quando São Francisco de Assis lhe apareceu em sonho pedindo que fosse em peregrinação a Assis. Ela obedeceu, doou todos os seus bens e 1291 fez os votos religiosos na Ordem Terceira de São Francisco.

Em seus escritos, alguns ditados a seu diretor espiritual Santo Arnaldo de Foligno, ela relata que por vezes chegava a sentir o flagelo da paixão de Cristo nos ossos e juntas do próprio corpo. Algumas dessas passagens estão escritas no livro "Experiências espirituais, revelações e consolações da Bem-Aventurada Ângela de Foligno", livro que passou a ser básico para a formação de religiosos e trouxe para a Santa o título de "Mestra dos Teólogos". Muitos dos quais a comparam a Santa Tereza d'Ávila e Santa Catarina de Sena.

Santa Ângela morreu em 4 de janeiro 1309, já sexagenária, sendo enterrada na Igreja de São Francisco, em Foligno, Itália, e venerada como padroeira das viúvas e protetora da morte prematura das crianças. Seu corpo, antes cultuado com cobiça e luxúria pelos homens de sua época, tornou-se exemplo de modéstia e agora encontra-se incorrupto, revelando a pureza e a beleza da vida em Cristo.

Oração
Ó Deus, Pai e Senhor nosso, a experiência de Santa Ângela nos ensina o quanto é agradável a Vós a conversão sincera dos corações ao evangelho.
Queremos deixar tudo o que em nossa vida é injustiça e egoísmo, a fim de conhecer-Vos melhor e servir-Vos através de nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados.

Santa Ângela de Foligno, rogai por nós!
Patronato: viúvas e protetora da morte prematura de crianças
Outros santos lembrados neste dia:


Elisabete Ana Seton (saiba mais)
Celso (bispo)
Gregório (bispo)
Rigoberto (bispo)
Dafrosa (mártir)
Hermeto (mártir)
Ageu Caio (mártir)
Mávilo (mártir)
Aquilino (mártir)
Gêmino (mártir)
Eugênio (mártir)
Marciano (mártir)
Quinto (mártir)
Teódoto (mártir)
Trifão (mártir)
Rogério (abade)
Santa Ângela Foligno, rogai por nós!