1º de Janeiro - Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus





O título de “mãe de Deus” pode ser considerado o mais importante dado a Nossa Senhora, pela igreja, pois expressa a grandiosidade, por graça divida, dessa serva fiel que em tudo fez a vontade de Deus. Foi proclamado como dogma no ano de 431 no concílio de Éfeso que afirma “que Maria se tornou, com toda a verdade Mãe de Deus, por ter concebido humanamente o Filho de Deus em seu seio:  Mãe de Deus, não porque o Verbo de Deus dela tenha recebido a natureza divina, mas porque dela recebeu o corpo sagrado, dotado duma alma racional, unido ao qual,/na sua pessoa, se diz que o Verbo nasceu segundo a carne”.

Se Jesus é Deus e Jesus é homem, Maria não pode ser mãe apenas da parte humana, mas mãe de Jesus por completo, de sua parte humana e da sua parte divina.

O Papa Francisco em sua homilia de hoje nos ensina que

Celebrar no início de um novo ano, a maternidade de Maria como Mãe de Deus e nossa mãe  significa avivar uma certeza que nos há de acompanhar no decorrer dos dias: somos um povo com uma Mãe, não somos órfãos. Começar o ano lembrando a bondade de Deus no rosto materno de Maria,no rosto materno da Igreja, nos rostos das nossas mães, protege-nos daquela doença corrosiva que é a orfandade espiritual: a orfandade que a alma vive quando se sente sem mãe e lhe falta a ternura de Deus; a orfandade que vivemos quando se apaga em nós o sentido de pertença a uma família, a um povo, a uma terra,ao nosso Deus; a orfandade que se aninha no coração narcisista que sabe olhar só para si mesmo e para os seus interesses, e cresce quando esquecemos que a vida foi um dom e somos convidados a partilhá-la nesta casa comum. Celebrar a Santa Mãe de Deus lembra-nos que temos a Mãe; não somos órfãos, temos uma mãe. Professemos, juntos, esta verdade! Convido-vos a aclamá-La três vezes como fizeram os fiéis de Éfeso: Santa Mãe de Deus, Santa Mãe de Deus, Santa Mãe de Deus.

A mensagem do Papa aviva em nós o desejo de chamar Maria Santíssima de Mãe e de proclamá-la todos os dias como mãe de Deus, da Igreja e de todos os povos.

Convido você a consagrar sua vida à Maria Santíssima hoje, entregando suas dores, dificuldades, alegrias e conquistas para que ela possa levar suas orações ao menino Deus, seu filho Jesus.

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço totalmente a vós. E, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como bem e propriedade vossa. Amém.

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós!



Outros santos lembrados neste dia:

Agripino Frodeberto (bispo)
Justino (bispo)
Almáquio (mártir)
Concórdio (mártir)
Beatriz (virgem)
Eufrosina (virgem)
Eugênio (abade)
Odilon (abade)
Guilherme (abade)

Santa Mãe de Deus, rogai por nós!