1º de fevereiro - Santa Veridiana




Santa Veridiana nasceu no ano de 1182 em uma família nobre de Florença, Itália. Trabalhou com seu tio nos negócios da família mas logo percebeu que o que gostava mesmo de fazer era praticar a caridade.

Os milagres divinos sempre estiveram presente na vida da Santa. Conta-se que certo dia, seu tio vendeu um grande lote de mantimentos a um preço muito elevado devido a falta de alimentos da região. Quando o comprador chegou para buscar a mercadoria, o celeiro estava vazio, pois Veridiana havia dado tudo aos pobres. O tio de Veridiana ficou furioso com ela mas não contava com a intercessão da Santa que rogou a Deus e o celeiro apareceu cheio milagrosamente no dia seguinte.

Contemporânea de São Francisco de Assis, Santa Veridiana era uma mulher de oração, contemplação e penitência. Segundo a tradição o próprio São Francisco visitou-a em 1221 admitindo-a na Ordem Terceira.

Para conservar tanto seu desejo de permanecer em oração e penitência, quanto dos seus conterrâneos de permanecer perto da Santa, a população de sua cidade construiu para ela uma cela, perto do oratório de santo Antônio, onde a santa ficou por 34 anos. Por uma janelinha assistia à missa, falava com as visitas e recebia seu alimento diário: somente pão e água.

Conta-se que todos os sinos da sua cidade começaram a tocar sozinhos anunciando sua morte no dia 1º de fevereiro de 1242. É considerada padroeira das presidiárias pois encontrou em sua pequena cela o amor, a felicidade e a misericórdia de Deus.

Como Santa Veriana, peçamos a Deus para nos conceder a graça de amá-lo e servi-lo na caridade e na oração.


“Santa Veridiana, pedimos por vossa intercessão, que Deus nos dê a graça de sermos humildes e praticarmos com ardor, verdadeiros atos de caridade, engrandecendo o coração de Deus, e ajudando o próximo. Amém! Santa Veridiana rogai por nós!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário