08 de Janeiro - São Severino


Nasceu em 410 na África e, guiado pelo Espírito Santo, mudou-se para o vale do Rio Danúbio com o objetivo de evangelizar os povos durante uma grande invasão ao Império Romano. Ficou conhecido como o apóstolo da Nórica, tendo construído nessa região mosteiros para refúgio da população ameaçada e que  ao mesmo tempo serviam de pontos estratégicos para a evangelização dos bárbaros.

Sua santidade ia além de seu povo, chegando até mesmo aos reis bárbaros que tentavam conquistar a região onde São Severino vivia. Muitos pediam seus conselhos e solicitavam suas orações, era reverenciado e amado por nobres e plebeus.

É responsável pela evangelização de grande parte da Áustria e Alemanha. Usava sempre a mesma túnica, do verão ao inverno. Dormia pouco e sobre a terra com o cilício apertando o corpo e na quaresma comia apenas uma vez na semana.

Morreu no dia 8 de janeiro de 482 e suas relíquias são veneradas em Nápoles, no Monastério Beneditino de São Severino.

Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Severino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião.
Amém.

São Severino, rogai por nós!





Outros santos lembrados neste dia:

Apolinário (bispo)
Paciente (bispo)
Máximo (bispo)
Erardo (bispo)
Alberto (bispo)
Luciano (prebítero)
Teófilo (diácono)
Maximiano (mártir)
Julião Eládio (mártir)
Eugeniano (mártir)
Jacundo (confessor)
Severiano (abade)
Gúdula

São Severino, rogai por nós!