18 de janeiro - Santa Margarida da Hungria



Nasceu no castelo de Turoc, em 1242. Filha de reis cristãos, convertidos (Béla IV da Hungria e Maria Laskaris), os pais passaram valores à filha, que, rapidamente, foi batizada e quis corresponder muito cedo à vocação e à vida religiosa. Sobrinha-neta de Santa Edviges, sobrinha de Santa Isabel da Hungria, irmã mais nova de Santa Cunegunda e da Beata Iolanda. e à vida religiosa. Formou-se junto às dominicanas e, depois de fazer os primeiros votos, ela foi viver num mosteiro que os seus pais construíram para ela na Ilha de Lebres.

Embora tivesse uma origem real, não era apegada aos bens materiais; brilhou por ser exemplo de pobreza, de desapego. Santa Margarida viveu o apego somente ao essencial; e as irmãs eram atingidas por esse testemunho. Mulher de oração, foi exemplo de vida comunitária e disposta a amar os irmãos como eles eram.

Era a oitava e mais nova filha do casal real que vivia no exílio, na Croácia, devido ás invasões mongóis (1241–42). Os seus pais fizeram promessa de que o seu país ficasse livre, a sua filha seria religiosa. Aos quatro anos de idade, entrou no Convento dominicano de Veszprém em 1245. Seis anos mais tarde mudou-se para um convento que os seus pais fundaram em Nyulak szigete perto de Buda (hoje chamada Ilha de Margarida, em sua homenagem). Ali viveu toda a sua vida, com grande devoção religiosa, e recusando as tentativas de seu pai para que se casasse com o rei Ottokar II da Boémia.

Foi canonizada em 1943 pelo Papa Pio XII.
Outros santos lembrados neste dia:

Prisca (virgem)
Librada (virgem)
Faustina (virgem)
Atenógenes (bispo)
Cirilo (bispo)
Sulpício (bispo)
Venerado (bispo)
Volusiano (bispo)
Leobardo (confessor)
Moisés (mártir)
Amônio (mártir)

Santa Margarida da Hungria, rogai por nós!