07 de Janeiro - São Raimundo de Peñafort



Nasceu no castelo de Peñafort, na Espanha, no ano de 1175, seus pais eram nobres e desde muito cedo Raimundo mostrou interesse pela religião e pelos estudos. Formou-se em direito canônico e civil e logo tornou-se professor da Universidade de Bolonha, na Itália.

Ingressou na ordem dominicana e prestava todo tipo de serviço que a igreja necessitasse, sendo os cargos de formação os que mais lhe agradava. O próprio papa lhe nomeava para cargos elevados, o que nunca inflamou seu ego nem despertou nenhuma espécie de vaidade em São Raimundo.

Com a ajuda de São Tomás de Aquino, ajudou muitas pessoas a fazerem a vontade de Deus. Um exemplo disso é São Pedro Nolasco que procurou ajuda de São Raimundo para discernir sobre a fundação da Ordem das Mercês para a Redenção dos Cativos, consagrada a Nossa Senhora das Mercês, os mercedários, e redigir suas constituições.

Em 1238, chegou a ser superior geral dos dominicanos, mas pediu dispensa dessa função para dedicar-se por inteiro à conquista de almas para Cristo. Foi então que fundou dois seminários cujas aulas eram ministradas em hebraico e árabe, com isso conseguiu, por graça divina, a conversão de mais de dez mil árabes na Espanha.

Era humilde, de oração, puro e servo, falecendo e paz em Roma, em 1275 no dia que completou 100 anos.

Oremos

Ó Deus, Senhor e redentor nosso, dai-nos, como a São Raimundo, um intenso desejo de servir, tanto aos que Vos conhecem, como aos que ainda ignoram Vosso nome, para que assim, a humanidade inteira chegue a glorificar-Vos por Vossa infinita misericórdia. Amém.

Outros santos lembrados neste dia:

Luciano (presbítero)
Clero (diácono)
Julião (mártires)
Félix (mártires)
Januário (mártires)
Teodoro (monge)
Ciro (bispo)
Crispim (bispo)
Nicetas (bispo)
Macra (virgem)
Virgínia (virgem)

São Raimundo de Peñafort, rogai por nós!