3 de fevereiro - São Brás


O santo de hoje nasceu em Sebaste, na Armênia, no ano de 264. Tornou-se médico mas logo sentiu que sua profissão não o completava por inteiro, sentindo a necessidade de servir à Deus de forma direta. Assim, resolveu viver como eremita, em constante oração e solidão.

Sua fama de santidade se espalhou e mais tarde, quando o bispo de sua cidade faleceu, a população foi ao seu encontro pedindo para que ele se tornasse padre para conduzir o povo de Deus que estava sem pastor. Ele ouviu o clamor do povo e aceitou a vontade de Deus. Se ordenou sacerdote e mais tarde foi eleito bispo de Sebaste.

Na época, os cristãos eram severamente perseguidos e martirizados. Com São Brás não foi diferente. Foi preso e torturado para que renunciasse a fé em Jesus Cristo, mas nunca traiu seu mestre apesar dos graves ferimentos que sofria.

Conta-se que quando estava ainda preso, uma mulher procurou São Brás extremamente aflita pois seu filho estava engasgado com uma espinha de peixe. O santo rezou a Deus, fez o sinal da cruz na garganta da criança que ficou curada. A partir daí ficou conhecido como protetor contra os males da garganta.

Sofreu martírio sendo degolado no ano de 316. Suas relíquias encontram-se na Basílica que recebeu o nome do santo em Maratea, Itália.

Oremos pedindo a intercessão de São Brás para a cura do nosso corpo e o auxílio para nossa alma

'Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Amém.'

São Brás, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário