05 de Janeiro - São João Nepomuceno Neumann


“Se ficar esperando o momento ideal, nunca sairá do lugar, é preciso um pouco de loucura para dar o próximo passo".

São João Nepomuceno Neumann, nasceu na Boêmia, atual Eslováquia, no ano de 1811.

Buscando seguir seu chamado ao sacerdócio, ingressou no seminário em sua cidade, mas não conseguiu  se ordenar lá porque o bispo havia suspendido as ordenações devido o excesso de padres na cidade. Foi nos Estados Unidos em 1836 que São João Nepomuceno conseguiu a graça de ser ordenado sacerdote. Tornou-se Redentorista em 1842, e em 1852, na idade de 41 anos, foi nomeado 4º  bispo de Filadélfia.

Em 8 anos, Neumann construiu cerca de 90 igrejas, fundou o sistema nacional de escolas paroquiais, estabeleceu diversas ordens religiosas e defendeu a fé católica em todos os lugares por onde passava. Também fundou a congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco e foi o primeiro santo dos Estados Unidos reconhecido pela Igreja.

Viveu em total dedicação a Cristo e à Igreja, sempre com fé e humildade, servindo aos pobres e necessitados.

Em 5 de janeiro de 1860, ele partiu para a glória do Senhor, sendo canonizado em 1977 pelo papa Paulo VI. Foi sepultado na então Igreja de São Pedro que, após sua canonização, foi elevada a dignidade de Santuário, e dedicada a São João Neumann. A do santo é um relicário de vidro fechado e sob a cripta fica o altar-mor do santuário.

Oração

Deus de amor e de bondade, cuja graça renova a vida humana a cada dia, concedei-nos, pela intercessão de São João Neumann, as forças necessárias para enfrentar os desafios que pretendem enfraquecer nossa fé. Por Cristo nosso Senhor. Amém!


São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós.



Patronato: crianças doentes e imigrantes.

Outros santos lembrados neste dia:
Eduardo (rei)
Telésforo (papa)
Teodoro (confessores)
Onulfo (confessores)
Onoberto (confessores)
Simeão - o Estilita (eremita)
Amélia (virgem)
Emiliana (virgem)
Apolinária (virgem)
Sinclética (virgem)
Amada (virgem)
Abadessa (virgem)

São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós!