21 de janeiro - Santa Inês


O nome Inês em grego significa pura e combina bastante com essa santa de Deus. Nasceu em Roma no ano de 304 em família nobre e temente a Deus. Desde muito pequena decidiu que iria entregar sua pureza a Deus.

Era muito bonita e aos 13 anos já tinha muitos pretendentes. Um jovem romano chamado Fúlvio, filho do prefeito de Roma, propôs casamento à Inês que recusou devido sua consagração a Deus. Na época os cristãos estavam sendo perseguidos por sua fé, então Fúlvio a entregou às autoridades para que fosse presa.

O prefeito mandou então que ela fosse servir no templo da deusa Vesta como castigo por ser cristã e por ter rejeitado seu filho Fúlvio. Apesar dos maus tratos, Inês permanecia firme e não servia à deusa como o prefeito havia mandado. Então, para que o castigo fosse maior para ela, ele mandou despir a jovem e leva-la para um bordel onde todos os homens pudessem vê-la.

Ao rezar pedindo proteção a Deus, uma luz celeste envolveu seu corpo e seus cabelos cresceram tão rápido que nenhum homem pôde se aproximar dela nem ver sua nudez. Dois homens, porém, tentaram agarrá-la e foram impedidos por Deus. O primeiro ficou cego e o segundo foi morto por um anjo do Senhor. Mesmo assim, Inês orou por eles e perdoou-os. Então Deus recobrou a vista de um e ressuscitou o outro.

Vendo tudo o que aconteceu, o prefeito mandou prender Inês novamente e desta vez mandou tortura-la, mas nada lhe afetava. Foi então que mandou decapitá-la. Foi assim que a jovem Inês de apenas 13 anos sofreu o martírio e foi para a casa do pai em 21 de janeiro de 317.

Após sua morte, Inês apareceu para consolar seus pais. Ela segurava um lírio simbolizando sua pureza e um cordeiro nos braços, simbolizando o cordeiro de Deus, Jesus Cristo seu esposo e também porque seu nome também vem do Latim Agnus que significa cordeiro.

Seu corpo foi sepultado nas catacumbas fora dos muros de Roma onde hoje está a basílica de Santa Inês fora dos muros. Em Roma, a basílica maior construída em honra da santa está localizada onde antes era o prostibulo em que aconteceram os milagres antes de seu martírio. A basílica guarda ainda o crânio da santa como relíquia.

Peçamos a intercessão de Santa Inês para que sejamos sempre puros de corpo e alma, servindo a Deus com nossos corações cheios de pureza.

Ó dulcíssimo Senhor Jesus Cristo, fonte de todas as virtudes, amigo das almas virginais, vencedor fortíssimo das ciladas dos poderosos, severíssimo extirpador de todos os vícios, lançai propício vosso olhar para a minha fraqueza, e pela intercessão da Vossa Santíssima Mãe, a Virgem Maria e de Santa Inês, concedei o auxilio de vossa divina graça. Amém

Santa Inês, rogai por nós.



Outros santos lembrados neste dia:

Anastácia (mártir)
Patrícia (mártir)
Augúrio (mártir)
Elógio (mártir)
Polieuto (mártir)
Enpsíquio (mártir)
Clemente (mártir)
Públio (bispo)
Epifânio (bispo)
Meinrado (eremita)



Santa Inês , rogai por nós!