8 de fevereiro - Santa Bakhita


Ficou conhecida carinhosamente como “irmã morena”. Nasceu no Sudão em 1869 e foi vendida como escrava quando era ainda criança. O nome Bakhita, que significa “afortunada”, não foi dado a ela por seus pais, mas por um comprador de escravos, pois a dor, o sofrimento e as torturas foram tão forte que fizeram a Santa esquecer seu próprio nome.

Um dia, foi vendida a um cônsul italiano que a deu de presente a uma família amiga. A família logo se afeiçoou a Bakhita e a designou para ser babá de sua filha recém nascida. O tempo passou e a amizade entre Bakhita e a família que a acolheu só aumentava, fazendo-os trata-la como filha.

Certa vez, a família com a qual Bakhita vivia teve que ir para a África cuidar dos negócios, mas deixou a Santa e a criança em Veneza aos cuidados das irmãs da congregação de Santa Madalena de Canossa.

Foi nessa época que Bakhita conheceu o evangelho e se apaixonou pelo Espírito Santo. Pediu o batismo com 21 anos e recebeu o nome de Josefina em homenagem a São José. Quando sua família retornou à Italia, Josefina pediu permissão para ficar no convento, pois se sentia chamada para a vida religiosa. A família permitiu e ela passou a trilhar seu caminho vocacional, professando os votos em 1896, com 27 anos.

Vivia sempre sorrindo, dedicou sua vida a cuidar dos necessitados e fazer com que Cristo fosse conhecido por todas as pessoas. Na congregação fazia tudo o que podia e solicitavam. Cuidou do guarda roupa, da cozinha, dos bordados, da portaria. Dava conselhos aos fiéis que a procuravam e às próprias irmãs dizendo: "Sede boas, amem a Deus, rezai por aqueles que não O conhecem. Se soubésseis que grande graça é conhecer a Deus!".


Entregou sua alma a Deus, a quem carinhosamente chamava de “meu patrão”, em 8 de fevereiro de 1947 e suas últimas palavras foram “Nossa Senhora”. Em 1992, ela foi beatificada por João Paulo II e em 2000, canonizada também por ele. Seu túmulo encontra-se na igreja do convento canossiano de Schio, onde passou toda a sua vida religiosa.

Oração
“Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós. Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social. Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência. Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (pedido). Amém.”



Santa Bakhita, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário