3 de Janeiro - Santa Genoveva




“Que a tocha da fé seja nosso farol, o amor a Deus e ao próximo nosso guia e a esperança nossa fortaleza”

Santa Genoveva nasceu em 422, em Nanter, perto de Paris, na França, nasceu e foi educada em uma família cristã.

Quando Genoveva tinha 8 anos, São Germano, bispo de OUCER, também na França, passou por Nanterre e encontrando os pais da santa durante sua passagem, disse a eles: Feliz de vós que tendes esta menina! Ela será grande perante Deus e, atraídos por sua virtude, muitos pecadores abandonarão o pecado e seguiram a Jesus Cristo.
Em seguida, Germano deu uma cruz de presente a Santa Genoveva e disse para ela não se iludir com ouro e joias, porque senão ela não alcançaria a beleza eterna. Genoveva guardou essas palavras em seu coração e prometeu ao bispo que seguiria firme na Igreja.

Conta-se que certo dia, Genoveva, que crescia em santidade, pediu à sua mãe para acompanha-la à Santa Missa, a mãe não deixou e Genoveva insistiu dizendo que gostaria de cumprir a promessa que fizera ao bispo de sempre ir à igreja para poder merecer a graça divina. Sua mãe se irritou e deu um tapa em sua face. No mesmo instante, a mãe ficou cega. Após 21 meses, Genoveva durante um momento de oração sentiu uma inspiração divina para que ajudasse a situação da sua mãe. Foi então que tirou água da fonte, benzeu com o sinal da cruz e passou nos olhos da sua mãe, que recuperou a visão não só física mas espiritual.

Aos 15 anos Santa Genoveva entrou para um convento e fez os votos de castidade. Aos 28 anos, com o poder da oração, a Santa conseguiu convencer os cidadãos de Paris a não entregarem a cidade os Unos que ameaçavam atacar, dizendo “Que os homens fujam se quiserem, se não são capazes de lutar mais. Nós, as mulheres, rogaremos tanto a Deus, que Ele ouvirá nossas súplicas”. Somente com as orações do povo, os Unos afastaram-se sem explicação e não atacaram a cidade.

Em 3 de janeiro de 502, aos 89 anos, foi ao encontro do Pai celeste, sendo enterrada na igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, que ela ajudou a construir. No século XVII, o rei Luis XV, agradecido por uma graça alcançada, mandou construir uma basílica em homenagem a Santa Genoveva. Mais tarde, durante a Revolução Francesa, a basílica foi invadida pelos revolucionários e seu corpo profanado, queimado e suas cinzas jogadas no rio Sena, tudo com o intuito de acabar com a devoção à Santa. A basílica dedicada a ela transformou no Panteão de Paris, uma espécie de mausoléu para os heróis de Paris.

Mais tarde, seu túmulo foi reconstruído na Igreja de Santo Estevão do Monte, no centro de Paris, e nele foram depositadas algumas relíquias que foram salvas e são veneradas pelos devotos até hoje.

Oração a Santa Genoveva
Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome, as guerras, as incompreensões e o ódio entre os irmãos. Concedei-nos uma autêntica devoção ao solo pátrio e, especialmente, um grande amor por nossos concidadãos. Jamais nos falte Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós Vos louvamos e damos graças. Amém. 

Santa Genoveva, rogai por nós!


Patronato: protetora contra epidemia, pragas e desastres

Outros santos lembrados neste dia:

Antero (papa)
Florêncio (bispo)
Luciano (bispo)
Pedro (mártir)
Zózimo (mártir)
Daniel de Pádua (mártir)
Cirino (mártir)
Primo (mártir)
Teógenes (mártir)
Teopento (mártir)
Teones (mártir)
Górdio (mártir)
Santa Genoveva, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário